Nova ZCAS espalha muita chuva no BR na virada do ano

Publicado em 29/12/2021 08:37

Só neste mês de dezembro, três eventos de corredor de umidade atuaram nas áreas do centro-norte do país. Além disso, para o último dia do mês, a tendência é que uma nova ZCAS(Zona de Convergência do Atlântico Sul) volte a se configurar sobre o país, provocando muita chuva em alguns estados. 

A ZCAS deve atuar de 31 de dezembro, sexta-feira, até o domingo, dia 02 de janeiro. Dessa vez, a ZCAS vai atuar um pouco mais para baixo, na posição média normal. Com isso, a chuva volumosa não vai ficar sobre a Bahia. Neste período, a expectativa é de muita chuva em áreas do sul e leste do Amazonas, Rondônia, sul do Pará, norte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, algumas regiões de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. 

A chuva deve provocar vários problemas como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

Atenção: No caso do Rio de Janeiro, as áreas de encosta podem acumular valores bastante elevados, por causa da situação do relevo. A população deve se atentar aos avisos meteorológicos nos próximos dias.

Belo Horizonte também é uma região que será bastante afetada pela chuva.

Virada do ano com temporais em BH

É válido lembrar que, mesmo antes da formação da ZCAS, muitas instabilidades já estão atuando sobre o Brasil. A previsão é de muita chuva entre o final de dezembro e o começo de janeiro. Os volumes acumulados de chuva serão bastante expressivos e, por isso, a chance de transtornos pelo país ainda é bastante elevada, principalmente entre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

 

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval