Inmet mantém alerta vermelho na Zona da Mata e região metropolitana de BH, além de prever muita chuva em GO e Matopiba

Publicado em 10/01/2022 10:38 e atualizado em 10/01/2022 11:10
Há quatro dias registrando chuva sem pausa, acumulados já ultrapassaram os 400mm em algumas áreas de Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém estado de alerta para chuvas intensas em todo Brasil Central e no Matopiba, o excesso de chuva nos últimos quatro dias trouxe problemas nas áreas de produção agrícola e também nos centros urbanos dos estados. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a condição mais crítica continua sendo na região metropolitana de Belo Horizonte e na Zona da Mata Mineira. 

Há quatro dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece chuvas intensas na região central do país, assim como no Matopiba. Os danos na produção ainda estão sendo levantados, mas agricultores já relatam problemas nas áreas de grãos e também de café. Em algumas áreas de Minas Gerais os acumulados já ultrapassaram os 400mm, segundo dados do Inmet. 

O Instituto mantém cenário de alerta vermelho em Minas Gerais, válido pelas próximas 24 horas. A tendência é que continue chovendo no estado até, pelo menos, quarta-feira (12) quando as chuvas devem começar a perder força. "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial no site do Inmet. 

No Centro-Oeste, o cenário mais crítico é em Goiás. Chove em todas as áreas do estado e algumas regiões podem ter acumulados acima de 60mm entre esta segunda e terça-feira (11). A partir de amanhã, a tendência é de aumento das precipitações e o sul de Goiás pode ter acumulados de 70mm, aumentando ainda mais a tensão na região. 

Veja vídeo registrado em Goiás no final de semana:

Ainda no Centro-Oeste, também continua chovendo no Mato Grosso. Há algumas semanas, produtores já relatavam que o excesso de umidade poderia atrapalhar a colheita da soja no maior estado produtor de soja do país. Há condição para chuva em toda área, com destaque para o centro-sul do estado que devem receber os maiores volumes, entre 30mm e 40mm nesta segunda-feira (10). 

Para o Matopiba, o modelo Cosmo do Inmet indica que as chuvas mais expressivas são esperadas para o oeste da Bahia e sul do Tocantins. As duas áreas têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas horas. Chove também no Maranhão e em pontos isolados do Piauí, porém com volumes mais baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país