NOAA atualiza para 67% chances de La Niña entre março e maio de 2022

Publicado em 13/01/2022 11:43
Além disso, modelo norte-americano prevê início da fase de neutralidade a partir de abril

Em atualização divulgada na manhã desta quinta-feira (13), a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) apontou 67% de chances do fenômeno La Niña entre março e maio de 2022. Além disso, indicou ainda que a fase de transição para neutralidade deve acontecer entre abril e junho. 

Segundo o NOAA, a tendência é que o padrão de neutralidade persista durante Verão no Hemisfério Norte, ou seja, durante o período de inverno no Brasil. "Em reusmo, é provável que o La Niña continue entre março e maio de 2022, com 67%, e em seguida, faça a transição para ENSO-neutro", afirma. 

Pelo segundo ano seguido o fenômeno do La Niña traz impacto no regime chuvoso do Brasil. A irregularidade das chuvas, assim como a baixa precipitação, resulta em quebra expressiva na produção agrícola nos três estados da região sul do Brasil. Já há redução expressiva na produção de grãos e a falta de chuva afeta também o setor de granjeiros.

Leia mais:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval