Outono vai chegar com a primeira onda de frio de 2022 e derrubando as temperaturas no Sul do Brasil

Publicado em 16/03/2022 11:00
Nas próximas 24 horas a condição continua sendo de chuvas espalhadas pelo país, ainda com destaque para o Matopiba

O Verão vai se despedindo do Brasil com as características clássicas da estação, com pancadas de chuvas espalhadas pelo país e a chegada do Outono, logo nos primeiros dias, já deve trazer mudanças nas condições do tempo. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação chega trazendo a primeira onda de frio, derrubando as temperaturas no Sul do Brasil, já com potencial para geadas em áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio entra no Rio Grande do Sul começa a entrar no Sul no Brasil no final de semana. O Verão termina oficialmente no próximo domingo, dia 20 de março. O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê declínio de até 10 graus nas temperaturas no Rio Grande do Sul. 

Até as 10h56 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), o modelo previa o avanço do ar frio também para áreas isoladas do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e até no extremo sul de Minas Gerais, mas Kleber ressalta que as condições para geadas e declínio mais expressivo nas máximas devem ficar para o estado gaúcho.  O meteorologista afirma ainda que a situação está sendo monitorada pelo Inmet e relembra que com atuação do La Niña há risco de um inverno mais rigoroso, o que aumenta as preocupações para o milho safrinha nos próximos meses. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias: 
 

Fonte: Inmet 

Até lá, segundo as previsões do Inmet, as condições continuam sendo de chuvas espalhadas pelo Brasil. Segundo Kleber, o estado de atenção continua sendo em áreas do Matopiba como Maranhão e Piauí que devem receber os maiores volumes, entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Ainda no Matopiba, o sul do Tocantins tem previsão de volumes mais significativos, de até 50mm e na Bahia também há condição para chuva, porém com volumes mais baixos. 

No Centro-Oeste, o destaque continua sendo no Mato Grosso e em Goiás, com precipitação entre 20mm e 30mm no período.  Já para o Sudeste do Brasil, Kleber afirma que o cenário é para pancadas de chuva podendo ter intensidade, mas acontecendo de forma muito pontual em São Paulo, Sul e Triângulo Mineiro. Para o Sul do Brasil, a chance de chuva é maior na faixa  litorânea  entre Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

Fonte: Inmet

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul