Semana começa com alerta vermelho de "grande perigo" para o RS e permanência do tempo seco na região Central do país

Publicado em 25/04/2022 10:13 e atualizado em 25/04/2022 13:31
Sul gaúcho deve ter próximas horas com bastante instabilidade, de acordo com o Inmet

A última semana de abril começa sem grandes mudanças nas principais áreas de produção, a condição continua sendo de tempo muito seco na região central do país e avanço de novas áreas de instabilidade, que inclusive, deixam o Sul do Brasil em estado de alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A faixa sul do Rio Grande do Sul, de acordo com aviso publicado na página oficial do Inmet, está em alerta vermelho de "grande perigo" com o avanço de nuvens carregadas na área. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", destaca a publicação. 

Veja o mapa das áreas em estado de perigo, segundo o Inmet: 
 

Fonte: Inmet 

Segundo o modelo Cosmo, a tendência é a frente avance para o centro gaúcho ainda nesta segunda-feira (25), com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm no período, mantendo o cenário de instabilidade até pelo menos as primeiras horas da quarta-feira (27). 

De acordo com a Climatempo, a partir de amanhã, dia 26, a frente fria vai começar a se afastar, mas a circulação dos ventos mantêm nuvens carregadas pelo estado. " Chove em vários momentos por todo o centro-sul gaúcho e na capital Porto Alegre e o risco de temporais segue elevado. No norte do estado, sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite com risco de trovoadas", acrescenta a consultoria. 

Os modelos mostram também que esse sistema não deve ter força para avançar para os demais estados da região Sul do Brasil. Na virada do mês, uma nova frente deve entrar pela região e conseguir levar instabilidade para áreas de Santa Catarina. 

Para as demais áreas do Brasil, não há previsão de mudanças signifativas nas condições do tempo. Confirmando as previsões anteriores, a estiagem permanece no Centro do país e as temperaturas também voltam a subir em toda área. "A chuva diminui de forma significativa no Sudeste, Centro-Oeste, parte do Norte e Nordeste da Bahia e o tempo volta ficar seco", complementa a Climatempo.  A condição atual também é favorável para baixo índice de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, podendo ficar entre 20% e 30%. 
 

Veja o mapa de áreas em alerta vermelho nas próximas 24 horas: 

Fonte: Inmet

 

 

  

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul