Previsão: Muita instabilidade continua favorecendo chuvas expressivas e mantém Sul em alerta

Publicado em 03/05/2022 10:36
Climatempo destaca que formação do ciclone extratropical deve acontecer entre esta terça e quarta-feira (4)

Esta terça-feira (3) será mais um dia marcado por fortes áreas de instabilidade no Sul do Brasil e de acordo com a Climatempo, o dia pode ser marcado por chuvas extremas na área, em decorrência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na região.

"O ciclone estará completamente formado na madrugada desta quarta-feira, 4 de maio, ainda provocando chuva volumosa e ventos fortes, especialmente em áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", afirma a consultoria. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica que as próximas horas serão de chuvas intensas na região, com destaque para o centro-leste de Santa Catarina, extremo norte do Rio Grande do Sul e algumas áreas do extremo sul do Paraná, com precipitação que pode chegar a 70mm entre esta terça e quarta-feira (4). 

Também chove no centro-sul do Mato Grosso do Sul, levando alívio para o estado e com precipitação entre 20mm e 40mm. Os mesmos volumes são esperados para as demais áreas do Paraná. A tendência, segundo o Cosmo, é que as áreas de instabilidade persistam no Sul do Brasil até quinta-feira, próximo dia 5. O sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do Brasil, que continua com tempo muito seco durante esta semana. 

Na faixa norte do Brasil, apenas o Maranhão pode receber chuvas significativas nos próximos dias. O modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 50mm para o estado. Há condição para chuvas pontuais no Piauí, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 

 

O modelo de previsão estendida, atualizado na manhã desta terça-feira (3) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê chuvas expressivas também apenas nos dois extremos do país nos próximos sete dias. 

Para o Sul do Brasil, o NOAA indica chuvas entre 80mm e 100mm entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mapa também sinaliza chuvas para o Paraná, mas com volumes mais baixos.

Entre os dias 11 e 19 de maio, o NOAA mantém a condição de chuva para o Sul do Brasil, mas com volumes mais baixos. O modelo também sinaliza o avanço da umidade para outras regiões do Brasil, porém sem volumes significativos e sem atingir toda a área Central. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul