Massa de ar seco intensa: Brasil Central todo em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta 4ª

Publicado em 27/07/2022 10:42 e atualizado em 27/07/2022 13:12
Nova rodada de chuva deve chegar amanhã e mudar condição do tempo em áreas pontuais do Centro-Sul do BR

A intensa massa de ar seco continua predominante na região central do Brasil e as condições continuam sendo de alerta, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O cenário é mais crítico é previsto para áreas do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e centro-oeste de Goiás, que têm alerta laranja para umidade entre 20% e 12% no período da tarde. 

Além dessas áreas, também estão com alerta amarelo o norte do Paraná, áreas de São Paulo, Minas Gerais, demais regiões do Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão e também do Piauí. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Já a Climatempo, afirma que a  última quarta-feira de julho é com pouca ou nenhuma nebulosidade e sem condições para chuva na maioria das das áreas do Brasil. Algumas nuvens de chuva crescem pelo litoral do Nordeste e em parte da Região Norte."Níveis de umidade do ar muito baixos, entre 11% e 30% voltas a ser registrados nesta quarta-feira, 27 de julho, sobre a maior parte do país", complementa. 

Com relação às temperaturas, o modelo de previsão do Inmet indica máxima na casa dos 34º graus no Mato Grosso e em pontos isolados do Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. No oeste do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Matopiba, as máximas são previstas entre 30ºC e 32ºC. 

Veja a previsão de temperatura nas próximas horas: 
 

Fonte: Inmet 

 

A mudança no tempo, segundo a consultoria, deve acontecer a partir de amanhã em parte do Centro-Sul do país com o avanço de uma nova frente fria. O sistema deve favorecer uma nova rodada de chuva para o Sul do Brasil e em algumas áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de vir acompanhado de uma massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas nessas áreas, inclusive com condição para geada nos três estados da região Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo atualiza situação das barragens no RS (quarta-feira, 08)
Chuvas voltam hoje e devem durar pelo menos 5 dias no RS; bloqueio atmosférico vai perder força
RS tem quase 159 mil desalojados por alagamentos; governo pede que pessoas não voltem para casa
Enchentes afetam oferta de combustíveis no RS; acesso à refinaria Refap é limitado
Rio Grande do Sul: Governo destina R$ 200 milhões emergenciais em resposta à catástrofe climática