NOAA eleva risco de La Niña impactando chuvas até o final do ano no Brasil

Publicado em 11/08/2022 13:06 e atualizado em 11/08/2022 13:40
De acordo com a atualização, espera-se fase de transição para neutralidade só no ano que vem

"A La Niña continua!A chance de que o La Niña permaneça até o início do inverno (nos Estados Unidos) é superior a 70%", destacou o site americano, em atualização divulgada na manhã desta quinta-feira (11) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA) que elevou as chances de um La Niña até o final de 2022.

Se confirmada, o Brasil poderá ter o terceiro ano de La Ninã impactando novamente o regime de chuvas no Brasil e trazer problemas na produção agrícola no Centro-Sul do país, sobretudo para a safra de grãos no Rio Grande do Sul. 

De acordo com a atualização, foi observado novo resfriamento no Pacífico nas últimas semanas.  "No geral, o sistema acoplado oceano-atmosfera permaneceu consistente com um La Niña em andamento", afirma o NOAA. 

A previsão indica a permanência do La Niña durante o inverno no Hemisfério Norte, ou seja, durante o período de verão aqui no Brasil. "O consenso dos meteorologistas, complementado com os modelos mais recentes do North American Multi-Model Ensemble (NMME), concorda que La Niña é o resultado mais provável durante o outono e o inverno (primavera-verão no Brasil)", afirma a atualização. 

Leia mais:

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: frio continua no Sul e Recife entra em alerta para chuva forte 13/05/2026
Inmet: Frio persiste no centro-sul e chuva se concentra no Norte e litoral do Nordeste
Massa de ar frio derruba temperaturas no Sudeste e mantém tempo seco nos próximos dias
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 12/05/2026
Interior do Nordeste enfrenta tempo mais seco
Tempo seco prevalece na região Norte do país