HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: La Niña deve ter pico a partir de outubro e trazer riscos para o Sul, Centro-Oeste e Nordeste

Publicado em 15/07/2022 10:59 e atualizado em 15/07/2022 11:40
Período de neutralidade, segundo a consultoria, deve ser observado nos primeiros de 2023

Logotipo Notícias Agrícolas

O Brasil ainda está sob influência do fenômeno climático La Niña e as previsões mais recentes indicam o fortalecimento do fenômeno nos próximos meses, podendo trazer mais uma rodada de impactos negativos no sistema chuvoso e consequentemente impactos para a produção agrícola, de acordo com atualização divulgada recentemente pela Climatempo. 

Segundo a consultoria, nas últimas semanas se manteve o cenário de enfraquecimento do fenômeno climático, confirmando as previsões anteriores. "Com algumas áreas do Pacífico Equatorial com anomalias de temperatura próximas da média ou até pouco acima. Mas toda a faixa equatorial ainda apresenta resfriamento (La Niña), condizente com a fase negativa do ENOS (El Niño-Oscilação Sul)", afirma a publicação. 

Mas a tendência é esse cenário mude a partir de outubro, quando o La Niña deve atingir seu novo pico nos meses de outubro, novembro, dezembro. Mantendo as características do La Ninã, se confirmado o aumento de intensidade, a região Sul pode novamente ser a mais impactada pela redução de chuvas. "Contudo, este novo incremento do La Niña deve durar pouco, com tendência de enfraquecimento já no início do próximo verão", afirma a publicação. 

Entre os riscos nas áreas de produção, a Climatempo destaca chance de estiagem durante o verão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná, além do indicativo de risco para geada tardia nos três estados. Nos últimos dois anos, a produção agrícola nos três estado foi duramente afetada pelo La Niña, sobretudo a produção de grãos. 

19c967f1a4de59f16e8c210d1d765dcb

Para o Centro-Oeste, áreas do Matopiba e do Sudeste, a preocupação é com o atraso na estação chuvosa. No Sudeste, por exemplo, um atraso significativo poderia trazer impactos severos para a safra 2023 de café arábica - que também sentiu os impactos dos últimos dois anos e que tem a expectativa de recuperação na produção no ano que vem. A produção de laranja e hortaliças também pode sentir os impactos negativos se o atraso da chuva se confirmar. 

No Nordeste, as chuvas podem novamente ficar acima da média. Neste ano o excesso de chuva trouxe prejuízos severos na produção de uva e manga no Vale do São Francisco e o setor, há dois meses, indicava risco de colapso. 

"Ao longo do primeiro semestre de 2023 a tendência é de aumento gradual nas temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial, portanto deveremos passar para uma situação de neutralidade", explica. 

Ainda segundo a consultoria, o viés frio ainda deve ser percebido nos primeiros meses de 2023, mas com expectativa de reversão destas anomalias, que passam a ficar positivas entre o outono e o início do inverno de 2023. Ainda não há previsão de El Niño, pelo menos até junho de 2023.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário