Alerta laranja: Chuvas retornam com intensidade para o Sul do Brasil

Publicado em 27/02/2024 10:57 e atualizado em 27/02/2024 11:38
Também continua chovendo em áreas do Nordeste nesta terça-feira (27)

Esta terça-feira (27) será mais um dia marcado por chuvas intensas em importantes áreas de produção agrícola do país. De acordo com a Climatempo, um sistema de alta de pressão está ganhando força e deve reduzir as chuvas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia. 

"Mas com a intensificação de baixas pressões atmosféricas, uma no mar, na costa de Santa Catarina, e outra sobre o Paraguai, muitas nuvens carregadas crescem sobre o Sul do Brasil e provocam chuva forte nos três estados", afirma a consultoria. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, emitiu alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil nas próximas 24 horas. O cenário mais crítico é previsto para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. 
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial. 

Já no Sudeste, são previstas chuvas fracas em Minas gerais e no Espírito Santo. Os volumes são mais baixos do que as chuvas dos últimos dias e as temperaturas seguem elevadas. 

"Um sistema de alta pressão atmosférica ganhou força sobre o Goiás e sobre o Distrito Federal e deixa o tempo firme nesta terça-feira, com muito sol. Não há previsão de chuva nestas áreas", complementa a Climatempo na previsão para o Centro-Oeste. 

Veja o mapa de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

Já para o Nordeste, as chuvas continuam intensas. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca o Inmet. Confira no mapa as áreas em alerta: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro
RS quer 2 anos de suspensão da dívida com a União e retomada gradual de cobrança
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 10/5, 12h
Mapa institui Câmara Temática de Gestão de Risco Agropecuário para enfrentar desafios ambientais e climáticos no setor
RS: Começam os repasses emergenciais do Estado a municípios afetados pelas cheias