Rio Grande do Sul deve registrar chuvas isoladas de até 200 milímetros nos próximos 10 dias

Publicado em 12/03/2024 10:46
De forma mais irregular, demais estados do Sul também devem ter fortes chuvas provocadas pela massa de ar quente

Volumes de chuva acima dos 200 milímetros devem ser registrados, de forma localizada, no Rio Grande do Sul, de acordo com o que aponta a previsão do tempo para os próximos 10 dias da Metsul. Esse será um período com muitos dias seguidos de forte instabilidade com registros de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no oeste, centro e sul do estado.

Nos demais estados do Sul do Brasil, as fortes chuvas serão isoladas, de forma mais irregular, decorrentes de temporais provados pela massa de quente que atua sobre a região. Esses volumes mais intensos serão registrados a partir do final de semana, segundo o que indica a Metsul.

O volume previsto pelo NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) entre os dias 12 e 20 de março indica chuvas  entre 70 e 200 milímetros para todo o Rio Grande do Sul, com maior concentração no extremo sul do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, de forma mais geral, as chuvas serão menos volumosas, entre 25 e 70 milímetros.

Precipitação de chuvas acumulada em 24 horas para a sexta-feira (16). Fonte: Inmet

Enquanto isso, há uma faixa central do país que passa por praticamente todo Sudeste, Mato Grosso Sul e a parte sul dos demais estados do Centro-Oeste, onde os volumes de chuva nos próximos 10 dias ficarão entre 5 e 20 milímetros, sendo que em algumas localidades sequer deverá chover. Segundo o Inmet, “a previsão indica pouca chuva em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, exceto em áreas do Mato Grosso, Goiás e pontualmente em Minas Gerais, onde há previsão de pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes”.

Chuvas mais volumosas também devem ocorrer no Nordeste. Segundo o Inmet, o centro-norte da região tem previsão de “pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados”.

Para o Norte, o Inmet prevê “pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins”.

Precipitação de chuva para o período entre 12 e 20 de março. Fonte: NOAA

Período entre 20 e 28 de março deve registrar chuvas mais espalhadas pelo Brasil

O NOOA prevê chuvas mais espalhadas pelo Brasil a partir do dia 20 deste mês. As maiores concentrações devem ocorrer na região Norte e na parte mais ao norte do Nordeste, com muitas localidades entre 70 e 150 milímetros.

Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste, entre o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, também devem acumular volumes entre 40 e 100 milímetros em diversos municípios. As demais partes do estado mineiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso devem apresentar chuvas mais escassas, entre 20 e 50 milímetros, exceto em alguns pontos do MS, conforme mostra o modelo de precipitação do NOAA.   

Precipitação de chuva para o período entre 20 e 28 de março. Fonte: NOAA
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (17) para todo o Brasil
Norte do Rio Grande do Sul segue com chuva e estado deve passar por gangorra térmica nos próximos dia
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 16/5, 9h
Confira a previsão do tempo para está quinta-feira (16) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 15/5