Sul e pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul têm alerta de tempestade neste fim de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma sequência de alertas que indicam risco elevado de chuva intensa e tempestades entre esta sexta-feira (13) e o sábado (14), principalmente na Região Sul do país. Os avisos também alcançam áreas pontuais do Sudeste e do Centro-Oeste.
O comunicado mais intenso é de acumulado de chuva com grau de grande perigo, válido das 9h30 desta sexta-feira até as 12h de sábado. A previsão indica volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com risco elevado de alagamentos e transbordamentos de rios, especialmente em municípios com áreas vulneráveis.
O alerta vermelho concentra-se no litoral norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, abrangendo regiões como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Metropolitana de Curitiba.
Para o sábado (14), das 0h01 às 23h59, o Inmet publicou ainda aviso de tempestade com grau de perigo. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Há risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e novos pontos de alagamento. Esse alerta cobre grande parte do Paraná e de Santa Catarina.
Também ao longo do sábado, permanece válido o aviso de tempestade com grau de perigo potencial, com previsão de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance de granizo. O risco é considerado baixo para cortes de energia, danos agrícolas e alagamentos pontuais.
Esse aviso amarelo se estende por uma área mais ampla do Sul e avança de forma pontual para o sul de São Paulo e regiões do Mato Grosso do Sul — áreas proporcionalmente menores em relação ao núcleo principal do sistema, concentrado nos três estados do Sul.