Benefícios do plantio de Pulses

Publicado em 19/06/2017 16:23

Os Pulses, Feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico, têm vários papéis importantes na sustentabilidade do planeta Terra: são um componente muito importante para a rotação de culturas por facilitar a fixação de nitrogênio no solo; requerem menos água e menos fertilizantes que outras culturas; têm um impacto positivo na qualidade do solo; deixam o menor vestígio de carbono no ambiente; produzem grandes quantidades de aminoácidos que melhoram a qualidade do solo.

Todos esses benefícios ajudam outras culturas plantadas em solos onde os Pulses foram cultivados a prosperarem, ao mesmo tempo em que protegem contra certas enfermidades causadas por bactérias e fungos.

Os Pulses contribuem positivamente para a manutenção do meio ambiente e evitam o desperdício. Sua cultura necessita de menos água. Ao se comparar, com a soja, por exemplo, são necessários cerca de 1.800 litros de água para produzir um quilograma, enquanto são necessários 359 litros de água para produzir um quilo de Feijão. Para se produzir um quilo de carne bovina são necessários mais de 15.500 litros de água! Para o solo, os Pulses melhoram a absorção de carbono e fixam nitrogênio, o que contribui para a diminuição do efeito estufa. Também, o cultivo de Pulses, em casos de rotação de culturas, melhora o rendimento das outras culturas e seus resíduos são incorporados ao solo.

Fonte: Ibrafe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho
Em novembro, IBGE prevê safra de 345,9 milhões de toneladas para 2025 e de 335,7 milhões de toneladas para 2026
Conab: Produção de grãos na safra 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas
Arroz/Cepea: Demanda esboça reação, mas preço segue em queda
Planície Costeira Externa é a primeira região a finalizar semeadura de arroz no Rio Grande do Sul