Estudo da Embrapa revela que o feijão-lima pode ter diversas utilidades

Publicado em 02/08/2017 15:43 e atualizado em 02/08/2017 16:56

Tal prática visa difundir experiências que apresentem possibilidades de enriquecer a alimentação da população, atualmente restrita à pouca diversidade de grãos e cereais e produção de forragem aos animais. 

Dentro dessa proposta, uma espécie muito interessante é o feijão-lima ou feijão-fava, planta leguminosa da família Fabaceae, caracterizada por sua variabilidade genética, alta adaptabilidade e produtividade e por ser uma espécie de duplo propósito, podendo ser utilizada na alimentação humana, animal e para adubação verde. No Brasil, a produção dessa espécie concentra-se na Região Nordeste, onde é cultivada de forma bastante rústica em hortas ou consorciada com milho, mandioca, mamona ou gramíneas tropicais, utilizando-as como suporte.

A planta adequa-se perfeitamente aos sistemas agroflorestais (SAFs) ou agropastoris numa visão de sistemas agrícolas complexos entendidos como arranjos sequenciais ou consórcios de espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas nos diversos estratos, através dos quais se busca, ao longo do tempo, reproduzir a dinâmica sucessional da vegetação original. Ao aliar práticas de proteção do solo, da água e da biodiversidade com a produção de alimentos, os sistemas consorciados constituem-se em técnica comprovadamente capaz de favorecer o equilíbrio do ambiente e criar um microclima favorável ao desenvolvimento dos cultivos, dentro dos princípios da sustentabilidade.

Variabilidade genética e descrição dos sistemas de produção

A Embrapa Clima Temperado conta com um banco de germoplasma de feijão-lima composto de 70 variedades, coletadas em toda a região Sul do Brasil e algumas oriundas das regiões Norte e Nordeste. Tais genótipos vêm sendo avaliados ao longo dos últimos anos e demonstram uma grande variabilidade quanto às características dos grãos (cor, peso e comprimento), ciclo e porte. 

O solo onde foram avaliados os genótipos é um planossolo, típico de várzeas, apresentando-se mal drenado e com baixa fertilidade. Após análise preliminar do solo, foi realizada correção com calcário e adição de composto orgânico, fosfato natural e pó de rocha granodiorito, incorporados manualmente. Para instalação das unidades de observação foram semeadas, em novembro, quatro linhas de cada variedade, com 6 m de comprimento, distanciadas 0,50m entre si, numa densidade de duas a três plantas por metro. 

A grande maioria das variedades analisadas apresentou hábito de crescimento indeterminado. As plantas que não foram tutoradas mostraram crescimento prostrado, dificultando o manejo da planta e a colheita das sementes, com vagens muito próximas ao solo.

A floração ocorreu entre 90 e 98 dias após a emergência, estendendo-se até o início do inverno, em algumas variedades. Tal aspecto mostra-se muito interessante, pois nessa época poucas espécies possuem flores, as quais podem servir como alimento para insetos polinizadores. A floração, nas variedades preto Canguçu (Figura 1A) e vermelho Canguçu (Figura 1D), foi considerada tardia, havendo a necessidade de escalonar a colheita das vagens, que ocorreu de abril a junho. A variedade roxo (Figura 1C) foi classificada como a mais precoce.  A maturação das vagens ocorreu entre 126 e 140 dias após a emergência.

A produção de grãos alcançou 7 t ha-1, na variedade vermelho Canguçu (1D), valor altamente significativo em relação às demais culturas, que podem ser utilizadas no verão, como o feijão-miúdo (Vigna unguiculata). Para a produção de sementes, as plantas tutoradas apresentaram melhores condições, pois além de permitir maior exposição da área foliar aos raios solares, o método mantém as vagens longe do solo, dificultando o acesso a possíveis pragas e microrganismos patogênicos. Já a produção de biomassa avaliada através de corte alcançou 6 t ha-1, compatível com outras alternativas de verão. Outro aspecto observado foi o potencial forrageiro das variedades mais tardias, devido ao alto vigor e desenvolvimento vegetativo, que se estendeu até o mês do junho, em dois anos consecutivos, disponibilizando forragem de boa qualidade durante a entressafra das espécies de verão. 

Discussão geral

A introdução de feijão-lima em sistemas agroflorestais ou agropastoris mostra-se bastante promissora, devido à sua versatilidade, que pode trazer benefícios ao agricultor, proporcionando alternativas de alimentação e produção diversificadas; aos animais da propriedade, que têm alimento disponível em épocas de escassez; à propriedade e ao ambiente como um todo, por manter um sistema que permite a coexistência de diversas espécies. 

O cultivo se desenvolveu de forma satisfatória, sem ocorrência de problemas fitossanitários, o que foi atribuído ao manejo, com cobertura do solo e utilização de adubos pouco solúveis, o que permite o desenvolvimento de inimigos naturais e promove o equilíbrio das populações.

Análises complementares, com antecipação da época de semeadura, devem verificar a possibilidade de as variedades mais tardias apresentarem maior uniformidade na floração e maturação, mantendo o estádio vegetativo de aproximadamente 150 dias, o que possibilitaria a colheita de sementes e o pastejo no verão e outono.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto