Ciclo tardio deve gerar colheita recorde de feijão vermelho em Honduras

Publicado em 26/12/2017 10:00

O abastecimento interno de feijão deixou de ser um problema para o Governo de Honduras. Desde 2015, o país não registra escassez por conta do impacto das políticas para impulsar o cultivo desde produto, entre elas a fixação de um preço de garantia de 1.000 lempiras (R$140,60) por quintal (45,36kg).

Para 2017, as expectativas são superar a colheita de 136.080 toneladas, segundo as projeções da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAG).

O ciclo tardio de feijão que se iniciou a meados de novembro em Honduras deverá ter uma colheita recorde que permitirá, assim, obter excedentes para a exportação.

As autoridades da Direção de Ciência e Tecnologia Agropecuária visualizam uma safra de 9.072 toneladas de feijão vermelho, o que representa 10% a mais do que o mesmo ciclo de 2016.

Durante os dois últimos ciclos do ano é colhida cerca de 60% da produção nacional de feijão no país. Essa época também é responsável pelo feijão vermelho de melhor qualidade.

O feijão, segundo a secretaria de Agricultura e Pecuária de Honduras, deverá ser a única cultura a apresentar excedentes de produção. A nível nacional são cultivados 43.400 hectares de feijão - em sua maioria, trabalhados de maneira artesanal.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Voz de Honduras + El Heraldo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto