Iapar lança cultivar de feijão em Ponta Grossa nesta quinta-feira (28)

Publicado em 26/03/2019 08:47

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança nesta quinta-feira (28) a cultivar de feijão preto IPR Urutau, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será realizado no Polo Regional de Ponta Grossa, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de agricultura e abastecimento do Estado, Norberto Anacleto Ortigara.

Além do Paraná, IPR Urutau é indicada para plantio nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua principal característica é o potencial de rendimento, que pode ultrapassar a marca de 4,5 toneladas por hectare, segundo Vania Moda Cirino, especialista em melhoramento genético vegetal do Iapar que trabalhou no desenvolvimento do novo material.

A nova cultivar tem ciclo semiprecoce e, em média, chega à colheita 84 dias após a emergência. Destaca-se ainda pelo bom comportamento frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita.

Os grãos de IPR Urutau têm alto teor de proteína e são de rápido preparo – cozinham em cerca de 19 minutos, segundo a pesquisadora.

PROGRAMA – Após a solenidade de lançamento, os participantes visitarão a estação experimental para conhecer o desempenho de IPR Urutau em condições de campo.
 

SERVIÇO
Lançamento da cultivar de feijão preto IPR Urutau
Data: 28 de março, quinta-feira
Horário: a partir das 9 horas
Local: Polo Regional do IAPAR em Ponta Grossa (localizado no km 496 da Rodovia do Café)
 

Fonte: IAPAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão