Frango Vivo: Paraná registra nova queda de preços nesta 3ª feira

Publicado em 19/01/2016 17:12

Nesta terça-feira (19), as cotações para o frango vivo voltaram a registrar ligeiro recuo no Paraná. Desta vez, a queda foi de 1,16% e a referência de negócios passa para R$ 2,55 pelo quilo no estado. Nas demais regiões - como São Paulo e Minas Gerais - o dia foi de estabilidade, após diversas baixas consecutivas registradas na última semana.

De acordo com o boletim do Cepea, as baixas para o frango vivo são reflexos dos preços praticados para os pintainhos de corte e a redução da oferta de ovos para a incubação – pelo aumento nos custos de produção que desestimularam os avicultores.“Por outro lado, as cotações do frango vivo e da carne têm caído, pressionadas justamente pelo maior volume disponível nesses dois elos da cadeia. Nem mesmo o típico aumento da demanda em início de mês (salários) e os altos patamares de preços da carne bovina evitaram os recuos nas cotações do vivo e da carne”, apontam os pesquisadores.

Já a Scot Consultoria aponta que a tendência para os próximos dias é de manutenção de preços, em que a preocupação é com a alta de produção. Com a falta de disponibilidade do milho no mercado interno – devido aos recordes de exportações nos últimos meses -, avicultores estão encontrando dificuldades para adquirir o cereal, além de enfrentar altos preços.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) se reuniu com o MAPA para trazer soluções que possam ajudar o setor, visto que deve haver aumento de preços para as proteínas com os atuais custos de produção. “Nós entendemos que o produtor deve ser remunerado adequadamente. Bons preços no milho ao produtor significam, também, uma boa safra.  O que preocupa é a alta exagerada baseada em especulação.  Em um momento crítico para nossa economia, com recessão já anunciada, aumentar custos de produção é penalizar não apenas quem produz, mas também a população consumidora.  É uma inflação provocada não por problemas climáticos, mas pela ação de atravessadores”, destaca o presidente da ABPA, Francisco Turra.

» Em encontro com a ABPA, MAPA promete ações contra escassez de milho

» Acesse as cotações na íntegra para o frango vivo

 

Por: Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mistos, mas na maioria estáveis, marcam o mercado do frango nesta segunda-feira (6)
Suínos: preços sobem nesta segunda-feira (6) na maioria das praças
IZ recebe visita de pesquisadores que discutem a produção de suínos doadores de órgãos para transplante
ABPA: Situação da avicultura e da suinocultura no RS
Cursos personalizados do SENAR-PR qualificam mão de obra na avicultura