Em encontro com a ABPA, MAPA promete ações contra escassez de milho

Publicado em 19/01/2016 17:03

Em encontro com o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, ocorrido hoje, em Brasília (DF), o ministro-interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar firmou o compromisso de realizar ações incisivas contra a forte elevação e a escassez de milho nos polos de produção.

Na reunião, que contou com a presença do vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, e com presidentes e diretores de empresas e entidades estaduais associadas, Turra destacou o cenário crítico enfrentado pela avicultura e a suinocultura do país, impactadas pelo crescimento nos custos e a escassez de milho em diversas praças, gerando altas especulativas no preço do cereal.

“Nós entendemos que o produtor deve ser remunerado adequadamente.  Bons preços no milho ao produtor significam, também, uma boa safra.  O que preocupa é a alta exagerada baseada em especulação.  Em um momento crítico para nossa economia, com recessão já anunciada, aumentar custos de produção é penalizar não apenas quem produz, mas também a população consumidora.  É uma inflação provocada não por problemas climáticos, mas pela ação de atravessadores”, destaca o presidente da ABPA.

Ao ministro-interino, Turra, Santin e os associados da ABPA solicitaram a realização de leilões de milho em polos demandantes, além da disponibilização de estímulos para a próxima safra do cereal, para garantir uma oferta homogênea nos Estados.

“O Governo acompanha com muita atenção este tema e já informou, neste encontro, que realizará leilões de volumes expressivos de milho.  Além disso, o ministro-interino destacou que o Ministério está tranquilo quanto ao estoque de passagem, que seguirá acima de 10 milhões de toneladas no ano.  A colheita da primeira safra deverá chegar a 27,5 milhões de toneladas e acontecerá em época com menores níveis de exportação. O mais importante é que o ministro-interino, respaldado pela Ministra Kátia Abreu, afirmou que o Governo não deixará a especulação assumir o mercado, valorizando o abastecimento interno e os embarques de proteína animal que, agora, conquistam novos mercados”, detalhou Turra.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    O nome disso aí é pilantragem... Pilantras, então agora a culpa é de quem comprou milho e estocou? E se o preço tivesse caído?.. Volto a insistir, a escassez é consequência das politicas equivocadas do governo, mas como é que burocratas do governo vão admitir isso? Como é que representantes de classe vão admitir isso, se querem que o governo ferre com alguém para salva-los? O governo optou pela politica de desvalorização cambial, e todos os canalhas sabiam que o resultado seria esse. A verdade é que para manter o funcionalismo público, a militância empregada, e ganhando bem, e ainda os "empresários" que orbitam em volta do governo, Dilma e o PT escolheram deliberadamente empobrecer o povo brasileiro, provocando inflação. Como é que aumenta preço se a renda média do brasileiro caiu? Os exportadores só podem ganhar devido a isso que falei, tornando os produtos mais baratos para os estrangeiros e mais caros para os brasileiros. Digo aos que já entenderam o que estou dizendo, que prestem atenção na China e nos EUA..., hoje o milho caiu por que a China vai tomar medidas emergenciais para conter a desvalorização do yuan, e os EUA divulgaram nota dizendo que não vão elevar mais os juros por enquanto, e foi isso o que fez com que o dólar se desvalorizasse um pouco hoje. Com isso o preço do milho em Chicago começou um movimento de alta que pode continuar até atingir 4 dólares por buschel ou mais. Mas entendam, esse movimento de alta lá é devido à desvalorização cambial; se ela for interrompida, os preços se consolidam ou caem..., e o mais importante, desvalorização do dólar significa valorização do real e queda dos preços de produtos cotados em dólar.

    1
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    MILHO - Devemos prestar muita atenção. Os números que nos chegam não condizem com a realidade. Estamos percebendo que não há essa oferta no mercado. Além do que, especulação tem limite... Os primeiros milhos que entrarem da nova safra de verão, serão para tapar buraco... O governo tem apenas 1,3 milhão de toneladas em estoque. Isto equivale ao consumo de 6 dias. Devemos prestar atenção no mercado e deixar de bater na tecla que há especulação e que o estoque da Conab, através de leilões, irão resolver a situação... Ainda levaremos alguns dias para iniciar a colheita da safra verão. Prestem atenção...

    0
    • Almir de Ângeli Cristianópolis - GO

      Se o petróleo cair para 20 dólares o barril irá inviabilizar o etanol de milho nos USA e consequentemente irá sobrar alguns milhoes de toneladas de milho.

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Se não tiver DDG pata exportar para China, vão mandar milho grão mesmo. Não fará diferença.

      Sobre o preço do milho aqui, a Dra. Conab deveria saber que faltaria milho. Ela tem dados de produção, estoque, registros de exportação e importação, processamento no Brasil, etc, etc...Deveria, lá atrás, tomar medidas para evitar a escassez. A não ser que os dados sejam totalmente furados, e o estoque que anunciavam era falso como nota de R$3,00. Sei não, mas acho que foi isso que aconteceu.

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      E se a safrinha furar...uma geada em abril uma parada nas chuvas em abril no centto oeste...Safringa nunca será segura ,como diz z o proprio nome pode ser uma safrinha

      0
    • José Elias Nova alvorada do sul - MS

      Quando o milho tava ruim de preço e a safrinha ia ser cheia os consumidores de milho nao queriam comprar porque ia sobrar milho e o preço ia ser baixo ai com essa exportação recorde faltou milho.mercado se acerta melhores precos mais incentivo para o produtor caprichar na safrinha 2016.

      0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      A Conab poderia ter comprado milho no MT a 13,00 reais aos montes, mas nem deu bola, agora quero ver esses estoques que eles tem no papel se na hora de embarcar acha esse total de milho

      0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      Já disse uma vez e volto a repetir,deixem o mercado funcionar,se tiver milho na mão de especuladores(eu duvido) este milho aparecerá junto com a primeira safra e derrubará os preços ,se não tiver,que os granjeiros paguem o preço da escassez e repassem isto aos consumidores e se não for possível,aloje menos ou não aloje,o que esta galera aí está procurando é chifre em cabeça de cavalo ,se eu fosse granjeiro e milho estivesse barato e abundante eu também não faria estoque,agora sendo produtor, eu tenho que procurar ganhar o máximo com meu produto ,afinal meu negócio é negócio,se eu quisesse fazer filantropia eu fundaria uma ONG...Saudações mineiras,uai!

      0