Suíno vivo: Semana inicia com queda de preço no RS

Publicado em 27/03/2017 15:50

A cotação do suíno vivo iniciou a semana com queda no Rio Grande do Sul. De acordo com a pesquisa semanal, realizada pela Acsurs (Associação dos Criadores de Suínos do Estado), o quilo do animal vivo perdeu R$ 0,23 em relação a última cotação, ficando em R$ 4,13.

Além da tradicional retenção de consumo na segunda quinzena do mês, o mercado de suínos enfrenta dificuldades devido aos efeitos da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta (17).

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, a analista de mercado, Juliana Pila, da Scot Consultoria, afirmou que a operação gera incertezas tanto no mercado interno, quanto externo. Contudo, lembrou que os patamares de preço ao suinocultor estão 33% superior em relação ao ano passado.

Ao longo da semana novas praças devem divulgar a referência para essa semana, e a expectativa é de que os preços fiquem mais frouxos nos próximos dias, devido às dúvidas de como será a reação da demanda doméstica e internacional.

Exportações

As exportações de carne de suína 'in natura' apresentaram declínio na comparação anual, após os embargos realizados por importantes compradores em retaliação a operação Carne Fraca.

Os dados do Ministério da Indústria, Serviços e Comércio Exterior, divulgado nesta segunda (27), trouxeram um total de 45,9 mil toneladas embarcadas até a 4ª semana de março (dezoito dias úteis). Esse resultado significa queda de 1,2% no volume exportado, se comparado ao igual período de 2016.

Em relação ao mês passado, as vendas externas seguem positivas em 3,9%.

>> Confira a cotação completa do suíno.

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avicultura de SC mantém liderança em 2025
Granjeiros garantem crescimento em produção, exportação e biosseguridade de proteínas animais em 2025
Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas