Governo gaúcho mudará regras para limitar importação de leite

Publicado em 28/08/2017 14:44

O governo do Rio Grande do Sul vai mudar regras tributárias relacionadas à importação de leite, uma tentativa de enfrentar a concorrência principalmente com o produto do Uruguai. A decisão foi comunicada depois de uma reunião de representantes do setor com representantes do governo do Estado e do Ministério da Agricultura, durante a Expointer, em Esteio (RS).

Na visão da administração estadual, a situação da cadeia produtiva leiteira é difícil. O estoques de leite em pó estão elevados no mercado nacional. O consumo tem sido menor e a importação aumentou em níveis que considera desproporcionais. O preço pago ao produtor, consequentemente, está caindo.

Segundo dados publicados no site da Expointer, o Rio Grande do Sul recebeu mais de 60% do volume importado desde 2016. De 100 toneladas, 64 mil entraram no mercado brasileiro pelas fronteiras do Estado. Este volume equivale a 47 dias de produção na pecuária leiteira gaúcha. Regulando as importações, o governo espera trazer equilíbrio entre oferta e demanda.

Veja a notícia na íntegra no site da Revista Globo Rural

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Case de sucesso na suinocultura, programa Leitão Vida repassou R$ 59 milhões aos produtores de MS
Um ano de gripe aviária no Brasil: especialista fala em aumentar níveis de biosseguridade para garantir proteção da avicultura comercial
Órgão do RS traz orientações sobre confinamento de animais e destinação de carcaças
ABCS, em parceria com o MAPA, ABPA, CNA/SENAR, IICA e instituições parceiras apresentam os avanços do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC
MS assume quinta posição no ranking nacional em abate de suínos