Filipinas abate quase 39 mil frangos para conter surto de gripe aviária

Publicado em 29/07/2020 08:18

As Filipinas disseram na quarta-feira que abateram quase 39.000 galinhas em uma fazenda de aves ao norte da capital Manila para conter um surto de gripe aviária, mais de quatro meses após a detecção de infecções em uma província próxima.

O Departamento de Indústria Animal do Departamento de Agricultura (DA) detectou a presença do subtipo H5N6 altamente infeccioso do vírus influenza A em uma fazenda produtora de ovos na cidade de San Luis, na província de Pampanga.

Ao confirmar o relatório, uma equipe de veterinários e agentes de saúde animal implementou imediatamente medidas de controle de emergência, abatendo 38.701 aves e descartando as carcaças, informou o DA em comunicado.

Em março, o AD detectou um surto de gripe aviária envolvendo o mesmo vírus em uma fazenda de codornas no município de Jaen, na província de Nueva Ecija, onde cerca de 1.500 codornas morreram e outras 12.000 foram abatidas.

A investigação inicial do DA mostrou a presença na cidade de San Luis de aves migratórias, que tem sido associada a surtos de gripe aviária em muitos países, incluindo as Filipinas.

A AD disse que os frangos de corte, a principal fonte de carne de aves, não foram afetados pelo último surto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)