Exportações mundiais de carne de frango de 2020 recuaram em relação ao ano anterior, aponta FAO

Publicado em 26/04/2021 08:18

Nas contas da FAO, em 2020 o Brasil exportou 4,080 milhões de toneladas de carne de frango, volume que representou queda de 1,28% em relação a 2020 e fez a participação brasileira no mercado exportador global recuar de 29% para 28,7%, redução de 1,2%.

Mas o Brasil não esteve isolado nessa queda. Metade dos 10 principais exportadores mundiais registraram redução de volume. Ou seja: foi acompanhado pela União Europeia, Tailândia, China (que, por outro lado, aumentou suas importações) e Argentina.

Porém, excetuada a Rússia (que aumentou suas exportações de carne de frango em quase 40%), os demais países com expansão no volume exportado (EUA, Turquia, Ucrânia e Canadá) registraram aumentos apenas marginais.

E, neste caso, o aumento mais emblemático foi o registrado pelos EUA. Que – como destaca a própria FAO (gráfico abaixo) – somente conseguiu superar a fraca movimentação do ano pandêmico graças à demanda chinesa. Não fossem as importações da China, os EUA seriam o sexto país com queda nos embarques de carne de frango de 2020.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná