Consumo per capita de ovos no Brasil

Publicado em 11/05/2021 09:19

A Associação Brasileira de Proteína Animal em seu relatório anual 2021 aponta que no ano passado o consumo per capita de ovos atingiu 251 unidades, apresentando crescimento de 9,1% no ano.

Considerando que o alojamento de pintainhas de postura comercial para produção de ovos brancos e vermelhos apontou crescimento anual de quase 5% em 2020, existe plantel suficiente para continuar aumentando a produção em 2021. Se o mesmo índice alcançado no plantel produtivo for alcançado no consumo per capita, significa um total mínimo de 263 ovos por habitante.

Ricardo Santin, Presidente da ABPA e do Instituto Ovos Brasil, tem estimado a possibilidade de se atingir volume ainda maior, de 265 ovos em 2021. Mas, as condições de produção têm-se deteriorado expressivamente diante do alto custo dos ingredientes essenciais na composição da ração do plantel avícola e da impossibilidade de repassar esses aumentos na comercialização do produto. Com isso, a produção de postura comercial pode entrar em colapso por enfrentar preços onerosos a vários meses.

Assim, será preciso um esforço conjunto do setor avícola e apoio governamental para que as empresas de postura comercial possam recuperar a saúde financeira, se manter na atividade e continuar produzindo esse alimento que contribui de maneira ímpar com a saúde da população brasileira.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?