Milho e a queda (histórica!) do poder de compra de frango e ovo

Publicado em 14/05/2021 08:42

Os gráficos abaixo mostram a evolução do poder de compra do frango e do ovo (considerados os preços ao produtor, na granja) em relação ao milho em quatro ocasiões distintas: em 1994, por ocasião da implantação do atual padrão monetária brasileiro, o Real (A); na década passada, ou seja, na média dos 120 meses decorridos entre 2011 e 2020 (B); neste ano (média registrada entre janeiro e abril) (C); e no momento, ou seja, na segunda semana de maio (D).

Na elaboração do gráfico foram adotados como padrão de compra uma tonelada de milho e cem caixas de ovos para uma saca de 60 quilos de milho. Mas esse padrão pode ser alterado à vontade sem que a relação se altere. Neste caso:

A – Por ocasião da adoção do Real como padrão monetário brasileiro, uma tonelada de frangos vivos permitia adquirir 78,3 sacas de milho, enquanto 100 caixas de ovos (brancos, do tipo extra) compravam 173,2 sacas de milho;

B – Essa relação caiu na média dos 10 anos decorridos entre 2011 e 2020. Mesmo assim – e embora já afetada pela forte elevação dos preços do milho ocorrida em 2020 – o poder de compra do frango e ovo recuou cerca de 10%.

C – Não é o que está sendo visto neste ano. Pois, na média dos quatro primeiros meses de 2021 – e comparativamente à média dos últimos 10 anos – o poder de compra recuou 32% e o do ovo cerca de 30%;

D – Já nesta semana, a situação do ovo se torna ainda mais grave, pois enquanto seus preços refluem, os do milho permanecem em alta. Com isso, o poder de compra, no momento, se encontra cerca de 40% abaixo do registrado na década passada. E como o frango, apesar dos preços estáveis, permanece com a melhor cotação nominal de todos os tempos, seu poder de compra, embora inferior, é quase o mesmo observado na média dos quatro primeiros meses do ano, ou seja, 31% menor que o enfrentado na década passada.

Oportuno observar que, durante anos e salvo variações pontuais, a relação entre ovo e milho foi de 1:2, isto indicando que uma caixa de ovos (30 dúzias) gerava receita suficiente para adquirir cerca de 2 sacas de milho. Pois no momento essa relação se encontra em 1:0,935, já que 30 dúzias de ovos permitem adquirir não mais que 56 quilos de milho, 93,5% de uma saca.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes
Frango: preços nesta quinta-feira (16) sofrem quedas sutis
Mercado de suínos sustenta preços nesta quinta-feira (16)
Suinocultura independente: preços sobem na maioria das praças, carregando altas do final de abril
SIAVS sedia nova edição do Incubaforum