Ovo x Milho: poder de compra do avicultor apresentou recuperação em junho

Publicado em 06/07/2021 08:46

Em junho o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorização mensal de 7,4%, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado o índice positivo chegou a expressivos 41,6%.

A saca de milho, por sua vez, apontou desvalorização de 8,1% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento extraordinário de 92%.

Com a valorização mensal na caixa de ovos e queda no valor de aquisição da saca de milho, houve recuperação no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

Enquanto em maio foram necessárias 17,6 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em junho essa quantidade caiu para 15,1 caixas, significando melhora de quase 17% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 11,1 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 26,3%. Ou, 36,8% em relação à média histórica de 9,5 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de julho apontam para uma necessidade pouco superior a 15 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando a continuidade da perda aquisitiva do avicultor de postura comercial.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango/Cepea: Preço do resfriado supera o da carcaça suína pela 1ª vez desde 2004
Ovos/Cepea: Menor demanda pressiona cotações na segunda quinzena de setembro
Mantiqueira investe mais de R$ 200 milhões para ampliar maior granja de galinhas livres da América Latina, em Lorena (SP)
Ovos/Cepea: Produção de ovos atinge recorde no 1º semestre
Frango/Cepea: Maior demanda pela carne impulsiona cotação do vivo
Suínos/Cepea: Maior demanda impulsiona preços da carcaça e do vivo