Exportação de ovos comerciais: volume semestral aponta recuperação no quinquênio

Publicado em 29/07/2021 08:26

Após a forte retração no decorrer do primeiro semestre do ano passado quando os produtores de ovos comerciais – que já não apresentavam bons volumes exportados nos anos anteriores – foram impactados pela semiparalisação nos embarques do produto, o mercado apresenta boa recuperação no decorrer de 2021.

Dados básicos coletados através do sistema de Estatísticas (Comex Stat) do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio (MDIC) e calculados pelo Ovosite apontam que o volume deste semestre é o maior do quinquênio.

Mesmo assim, se encontra mais de 30% abaixo do volume médio exportado no biênio 2015/2016, enquanto na comparação com o primeiro semestre de 2012, quando se exportou o maior volume do período analisado, aponta redução de 67%.

De toda forma, são relatados a existência de entraves logísticos que dificultam as empresas de postura comercial melhorar sua performance nessa área. Talvez o principal e mais decisivo seja o preço do frete aéreo que torna inviável a exportação do produto.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos de produção de frangos de corte e de suínos aumentam em novembro
Ritmo exportado de carne de frango segue elevado na terceira semana de dezembro/25, mas preços recuam
Carne suína: embarques e faturamento avançam na terceira semana de dezembro/25
Gripe aviária e embargos testaram a avicultura em 2025, mas setor manteve crescimento e reposicionou vendas externas
Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022