Conselho Técnico e Comitê de Sanidade Avícola alertam sobre expansão da Influenza na Europa

Publicado em 19/11/2021 08:09

O Conselho Técnico Operacional do Fundesa-RS e o Comitê Estadual de Sanidade Avícola divulgaram nesta quarta-feira (17) uma nota conjunta alertando sobre os cuidados para evitar o ingresso da Influenza Aviária no Brasil. O alerta se deve ao aumento de notificações de casos no sistema da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). 

Só nesta semana, apresentaram notificações países como Romênia, Hungria, França, Bélgica e Noruega. Também foi registrada uma ocorrência no Japão, no continente asiático. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que os cuidados que vêm sendo difundidos para a prevenção de outras enfermidades, como observar das orientações sobre biosseguridade e evitar o ingresso, na propriedade, de pessoas que viajaram para o exterior recentemente. 

A nota de alerta é assinada pela médica veterinária e coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola na superintendência federal da Agricultura no RS, Taís Barnasque, e pelo presidente do Conselho Técnico Operacional de Avicultura do Fundesa, Eduardo dos Santos. No texto, afirma que “é importante a mobilização, não só do setor produtivo, mas de todos aqueles que, de alguma forma, dependem ou têm negócios através da suinocultura e avicultura”.


Foto: Reprodução OIE - áreas em vermelho já registram ocorrências da doença

 

Fonte: Fundesa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango/Cepea: Carne de frango ganha competitividade frente à suína e bovina
Ovos/Cepea: Preços são os menores para dezembro desde 2022
Suinocultura independente mantém estabilidade em MG e SC e segue atenta ao comportamento da demanda na próxima semana
Sindicarne: SC continua na liderança da suinocultura brasileira
Suínos/Cepea: Festas de fim de ano elevam demanda e preços
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25