Ovo: em dezembro, comercialização na granja atingiu menos de 37% do valor praticado no varejo paulistano, a segunda pior relação do ano

Publicado em 26/01/2022 11:28

Pesquisa divulgada pela Fundação Procon em convênio com o Dieese indica que a cesta básica apresentou redução de quase 1,9% em dezembro, com o grupo dos alimentos apontando índice positivo de 2,1%. A dúzia de ovos, item integrante desse grupo, apresentou leve aumento de 0,2%.

Na base de produção houve retração mensal de 4,7%, enquanto na comparação em doze meses atingiu índice de crescimento de 1,2%.

O corolário foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 36,9% do valor recebido no varejo, equivalendo a segunda pior relação do ano entre os dois elos da cadeia de negociação no decorrer do ano passado. Na comparação com dezembro de 2020, a perda atingiu 4,2 pontos percentuais.

O resumo do ano aponta que enquanto na base de produção o preço médio alcançou evolução anual de 27,4%, no varejo o aumento atingiu 17,3%, equivalendo a uma relação de 41,1%, indicando melhora anual de quase 3,3 pontos percentuais.

Fonte: Ovosite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)