Importações pressionam preços e colocam suinocultura da Romênia em risco

Publicado em 14/04/2026 09:56
O aumento das importações prejudica a suinocultura na Romênia, causando quedas de preços que ameaçam a viabilidade dos negócios locais.

Um aumento significativo nas importações de carne suína tem provocado forte impacto no mercado da Romênia, levando os preços no atacado a níveis historicamente baixos e colocando produtores locais em situação financeira crítica. Segundo a Associação de Produtores de Carne Suína do país, os valores recuaram para cerca de 4,5 lei/kg (0,88 €), bem abaixo do custo médio de produção, estimado em 6,57 lei/kg (1,29 €).

A pressão sobre o setor está diretamente relacionada à entrada elevada de carne importada, especialmente após redirecionamentos de oferta decorrentes da situação da Peste Suína Africana (PSA) na Espanha. Com isso, produtores romenos enfrentam mais de 20 semanas consecutivas operando no prejuízo, cenário que compromete o fluxo de caixa e levanta preocupações sobre a sustentabilidade da atividade.

De acordo com Adrian Balaban, presidente da associação local, a continuidade desse cenário pode levar a uma retração inevitável da produção. Em um cenário mais crítico, representantes do setor alertam que até metade das granjas pode suspender as atividades durante o verão, o que ampliaria a dependência externa do país — já caracterizado como importador líquido de carne suína.

Apesar da pressão econômica, o quadro sanitário apresenta estabilidade. Em 2026, foram registrados 24 focos de PSA, restritos a criações de subsistência e populações de javalis, sem impactos em granjas comerciais até o momento. Ainda assim, o controle sanitário não tem sido suficiente para compensar os efeitos negativos do mercado, reforçando os pedidos do setor por medidas emergenciais de apoio governamental.

Por: Pig Progress
Fonte: Pig Progress

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango/Cepea: Poder de compra do avicultor paulista aumenta
Ovos/Cepea: Preços atingem menor patamar para o mês em 4 anos
Leitoa dá à luz 33 leitões em MS e caso raro mobiliza setor produtivo
MBRF avança no BBFAW e está entre as 12 empresas mais bem avaliadas do mundo em bem-estar animal
Inglaterra concentra maioria dos casos de influenza aviária e perdas superam 3,8 milhões de aves
Emprego: Avicultura sustenta saldo positivo, enquanto suinocultura avança pouco em meio à queda do agro, aponta Caged