Frango/Cepea: Poder de compra do avicultor paulista aumenta
As cotações do frango vivo estão em forte alta neste mês, enquanto os preços dos principais insumos utilizados na atividade estão em queda. Assim, o poder de compra do avicultor paulista vem aumentando em maio e é o maior desde o último mês do ano passado, conforme apontam dados do Cepea.
O preço do frango vivo negociado no estado de São Paulo registra alta expressiva de 13,8% nesta parcial de maio (até o dia 27) frente a abril, com média de R$ 5,07/kg. Esse resultado interrompe uma sequência de seis meses consecutivos de baixas. Segundo pesquisadores do Cepea, após um período de vendas enfraquecidas, o setor reajustou os alojamentos, a fim de equilibrar a oferta à demanda.
Desta forma, considerando-se os preços médios do animal no estado de São Paulo e os do milho e da soja na região de Campinas (SP), em maio, o avicultor paulista pode adquirir 2,95 quilos da oleaginosa com a venda de um quilo de frango vivo, ou 4,63 quilos do cereal, altas de 15,5% e 17,7%, respectivamente, em relação a abril.
0 comentário
Condenações de carcaça na avicultura podem gerar prejuízos de até R$3 bi/ano ao setor
Ovos/Cepea: Novamente impulsionados pelo mercado chileno, embarques são recordes
Frango/Cepea: Mesmo com desafios geopolíticos, exportações são recordes no 1º semestre
Exportações brasileiras de carne de frango registram melhor primeiro semestre da história com alta em volume e receita
Ovos/Cepea: Média mensal avança apesar de queda no fim de junho
Frango/Cepea: Preço da carne recua em junho