Arroz: Estoques mundiais sinalizam alta

Publicado em 22/02/2012 06:39

Apesar dos problemas climáticos que atingiram regiões produtoras de arroz em 2011, os estoques mundiais revelam uma tendência de alta, devido ao aumento da produção global e um menor volume embarcado do cereal em todo o mundo. O aumento nas reservas poderia variar entre 1% e 3%, somando até 100,1 milhões de toneladas.

Segundo informações da Agência Prensa Latina, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) garante que a produção de arroz no país avançará em 2,6% em 2012, chegando a 462,7 milhões de toneladas.

Para analistas consultados pela Agência, os preços, no entanto, ainda são vulneráveis às condições de colheita nos principais países exportadores, como Tailândia, Vietnã e índia, que possuem 59% das vendas do cereal no mundo.

Na Tailândia, o governo estenderá em 2012 um programa de compra de arroz para as reservas estatais. Liberando para embarques este ano cerca de 9,5 milhões de toneladas. Já no Vietnã, as vendas do grão devem chegar a 7,34 milhões de toneladas em 2012, um pequeno aumento em relação a 2011, quando as importações foram de 7,1 milhões de toneladas.

Com informações Agência Prensa Latina

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto