Cultura do feijão terá Câmara Setorial para debater demandas do RS

Publicado em 13/03/2012 15:25
Os produtores gaúchos de feijão contarão, em breve, com um novo fórum para debater as demandas do setor. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, anunciou, nessa segunda-feira (12), durante reunião com representantes da cadeia produtiva do grão, em Sobradinho, que irá criar a Câmara Setorial específica para a cultura.

"É importante lançarmos um espaço para debater as demandas do setor, suas dificuldades, contando com a participação de todos os elos da cadeia para fortalecê-la cada vez mais", disse o secretário. Segundo ele, o feijão é uma das culturas mais rudimentares da região, mas com grande importância econômica e social.

O prefeito do município, Julio Miguel Nunes Vieira, destacou que, entre as principais ações demandadas pelo setor, estão o aumento de produtividade, busca de alternativas de consumo de feijão, assistência técnica nas propriedades e fomento à pesquisa.

"Seria interessante trabalhar com novas variedades de feijão, com grãos mais macios e resistentes às pragas", disse o prefeito. O presidente da Associação de Produtores de Feijão(Aprofeijão), Tarcisio Cereta, informa que o consumo da leguminosa é de 13 quilos per capita ao ano e que o Estado produziu, na última safra, 69 mil toneladas do grãos.

Tags:

Fonte: Governo do Estado do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025