Revista destaca expansão da colheita de grãos no Tocantins

Publicado em 18/04/2012 14:12
A Revista Veja desta semana, datada em 18 de abril, traz uma matéria especial sobre o crescimento do agronegócio nas regiões Norte e Nordeste do País. Segundo a revista, uma das principais do País, o Tocantins é um dos destaques nacionais da expansão da colheita de grãos entre os anos de 2000 e 2012. O Piauí, o Ceará e a Bahia também aparecem como destaques na expansão da colheita de grãos, fazendo dessa região um grande polo de desenvolvimento agrícola.

De acordo com a reportagem, que divulga dados do Mapa – Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, o Tocantins é o segundo estado em aumento médio anual de área de colheita de grãos nos últimos anos, ficando atrás apenas do Piauí. “A produção de grãos do Estado cresceu muito nos últimos anos, sobretudo da soja e os estudos apontam que a perspectiva de crescimento para os próximos anos continua”, afirmou o engenheiro agrônomo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Waltex.

A soja é o principal produto de exportação do Tocantins, responsável por uma movimentação financeira de US$ 351 milhões em 2011. Para a safra 2011/12, foi plantado em todo o Estado, uma área de 443 mil hectares do grão e a colheita esperada é de 2,4 milhões de toneladas, segundo dados da Conab – Companhia Nacional do Abastecimento.

O Tocantins é o maior produtor de grãos da Região Norte e a cada ano aproxima sua produção dos principais estados produtores do Brasil. “A principal vantagem do Tocantins é a sua localização privilegiada, por onde passam importantes rodovias, a Ferrovia Norte/Sul e futuramente a hidrovia”, avaliou José Waltex. O agrônomo aponta ainda o baixo preço dos terrenos e a boa produtividade como atrativos aos novos investimentos agrícolas do Estado.

Tags:

Fonte: Seagro-TO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados