Pesquisadores do Irga conhecem rotação de cultura nos EUA

Publicado em 15/06/2012 07:35
Uma oportunidade de conhecer experiências no plantio em área de várzea com rotação de culturas foi o que motivou o grupo de pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) a fazer a visita técnica ao Centro de Extensão e Pesquisa de Arroz da Universidade do Arkansas na cidade de Stuttgart nos EUA, na segunda-feira (11), acompanhados pelo presidente do Instituto, Claudio Pereira.

De acordo com o gerente da divisão de pesquisa da Estação Experimental do Arroz do Irga, Sergio Gindri Lopes, está é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e tecnologias e para desenvolver parcerias. Os pesquisadores conheceram a experiência dos produtores locais no manejo de soja em microcamalhão e também de milho em várzea. “A maneira que os agricultores desenvolvem o plantio em microcamalhão é muito semelhante à forma que o Irga desenvolveu aqui”, comemora Lopes. Atualmente 90% da área rural de várzea do estado do Arkansas são cultivadas utilizando a rotação de cultura (soja, milho, arroz) enquanto no RS a área é de 15%.

Na semana passada o grupo participou da Convenção de Arroz das Américas (ARC Miami 2012), que durante três dias, se configurou como um espaço para intercâmbio, abordando desde os problemas e soluções para o mercado e a indústria, até novidades científicas e perspectivas para o setor.

Estão presentes na comitiva, o presidente do Irga, Claudio Pereira, o gerente de pesquisa da Estação Experimental do Arroz, Sergio Gindri Lopes, o coordenador de projetos de pesquisa na área de sementes, Felipe Ferreira, o coordenador de pós-colheita secagem e armazenagem, Carlos Alberto Fagundes, a coordenadora de melhoramento de arroz, Mara Cristina Lopes, o assessor de comunicação Ben-Hur Corvello, os pesquisadores Claudia Lang e Pablo Badinelli e o consultor do Irga e professor da UFRGS, Paulo Régis Ferreira da Silva.

Tags:

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.