Rio Grande do Sul intensifica a aproximação comercial com a Nigéria

Publicado em 08/03/2013 14:55
A Nigéria tem uma população de 167 milhões de habitantes e, segundo o Banco Mundial, é o maior mercado em crescimento da África em números de investimentos estrangeiros no país
Em encontro realizado nesta quarta-feira, no parque da Expodireto/Cotrijal, em Não Me Toque, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, juntamente com o presidente do Irga, Claudio Pereira, tratou com representantes de uma missão da Nigéria, liderada pela embaixador Vincent A. Okoedion, da intensificação das relações entre o  País africano e o Estado. Nesta quinta-feira, às 15h30min, o governador Tarso  Genro recebe os nigerianos no Palácio Piratini.

A Nigéria tem uma população de 167 milhões de habitantes e, segundo o Banco Mundial, é o maior mercado em crescimento da África em números de investimentos estrangeiros no país. A Nigéria é considerada o maior parceiro comercial da África com o Brasil. No ano passado, os negócios entre os dois países somaram 9,5 bilhões de dólares, sendo que o Rio Grande do Sul foi responsável por um quarto desse valor.

A aproximação entre o Estado e a Nigéria iniciou em novembro do ano passado, quando da primeira visita do embaixador ao solo gaúcho. No mês passado, a presidenta Dilma Russef esteve com o presidente nigeriano e ambos firmaram um acordo de intenção de cooperação entre os dois países.Na primeira visita a uma feira gaúcha, o embaixador no Brasil destacou queo objetivo "é estreitar laços de cooperação e comércio nos segmentos de máquinas agrícolas, coureiro calçadista, veículos, tecnologias para a agricultura na área de arroz, irrigação e cooperação técnica".

Segundo Okoedion, na agricultura os equipamentos nigerianos estão muito defasados e com
tecnologia ultrapassada. "Portanto, o Rio Grande do Sul tem muito a contribuir com o desenvolvimento de nosso país, onde ainda temos 60 % da área disponível para a agricultura", esclareceu.

Tags:

Fonte: Seapa-RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto