Produção de trigo deve aumentar 22% em Minas

Publicado em 08/08/2013 14:50
Agricultor expande plantio apostando em cotação crescente do cereal

A produção mineira de trigo, no período  2013/2014, deve somar 98,3 mil toneladas, crescimento da ordem de 22% em relação à safra anterior, segundo levantamento de plantio divulgado nesta quinta-feira (8) pela Conab. De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a estimativa tem por base a ampliação de 38,1% da área com lavouras de trigo no Estado, que alcança atualmente 29,7 mil hectares.
Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, o plantio do cereal representa atualmente uma boa alternativa para o aproveitamento do solo no período de inverno.  
 
A valorização do cereal, ele acrescenta, serviu de estímulo para a expansão das lavouras. Além disso, o atendimento à demanda interna de trigo está comprimido principalmente por causa da decisão da Argentina de travar as exportações do produto, e houve quebra de produtividade no sul do Brasil por ocasião das geadas.
Conforme a estimativa do superintendente, os agricultores brasileiros que não tiveram perda expressiva de produção poderão obter lucros devido aos preços compensadores do produto. 
 
Mais soja e amendoim
 
O levantamento da Conab confirma o bom desempenho alcançado pela soja em Minas no período 2012/2013, com uma produção de 3,4 milhões de toneladas. Nesse caso, o crescimento é de 10,3% em relação à safra anterior. A área plantada no Estado teve uma expansão de 9,5%, ao atingir 1,1 milhão de hectares.

Já o amendoim teve crescimento percentual de 2,2%, para uma safra de 9,2 mil toneladas. Também nesse segmento, o resultado se deve à expansão das lavouras, que atingiram 2,8 mil hectares, área 7,7% superior à utilizada na safra 2011/2012.

Tags:

Fonte: Agência Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.