Federações de agricultura criticam medidas do governo sobre isenção para mais trigo importado

Publicado em 01/11/2013 15:24

Um exemplo clássico da falta de sintonia nas decisões do governo federal sobre a agricultura nacional teve como cenário a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Convidados pelo Ministro da Agricultura, o mineiro Antônio Andrade, para discutir uma política agrícola dedicada ao trigo, os presidentes da FAEP, Ágide Meneguette e Carlos Sperotto, presidente da Farsul,  já haviam sido surpreendidos com uma inesperada notícia. Num prédio vizinho, a CAMEX (Câmara de Comércio Exterior) acabara de aprovar uma nova prorrogação para importação de 600 mil toneladas de trigo, sem imposto – é a terceira vez este ano que o governo dá essa pancada nos triticultores. De janeiro a setembro, 5,2 milhões de toneladas de trigo foram importadas pelo Brasil

“Fui voto vencido na Camex”, confessou o ministro Andrade na reunião com os representantes dos produtores paranaenses e gaúchos. Esse órgão é composto pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; a Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann;  Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo ;  Fazenda, Guido Mantega; Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade;  Planejamento, Miriam Belchior e Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

A justificativa? Controle da inflação.

“Mais uma vez o governo usa o produtor rural para tentar deter a inflação, em vez de cortar suas despesas”, afirmou Ágide. De fato, o descontrole das contas fez o Tesouro Nacional registrar  um déficit de R$ 10,5 bi­lhões em setembro, no pior resultado desde o início da série histórica, em 1997.

Presidente da Comissão Técnica de Cereais da FAEP, Ivo Arnt, que acompanhou os presidentes das entidades na reunião com o ministro da Agricultura, se decepcionou. “O Paraná acabou de colher a safra de trigo, a maior parte atingida pelas geadas, e o Rio Grande começou a sua colheita. Essa importação foi um soco no estômago do produtor e atingiu diretamente o mercado”, disse. Com navios desembarcando as importações promovidas pelo governo federal em setembro passado e com essa nova decisão de Brasília, os preços são afetados.

Uma das soluções está sendo negociada com o governo: destinar essas novas  600 mil toneladas de trigo sem tarifas de importação para o Nordeste. O que faria o mercado reagir a um nível satisfatório no resto do país.

Política

No encontro com o ministro da Agricultura, os presidentes da FAEP e Farsul defenderam que o governo federal decida afinal o que deseja com trigo nacional. É ou não para paranaenses e gaúchos, responsáveis pela produção brasileira (1,8 mil toneladas e 2,0 mil toneladas, respectivamente) optarem pela triticultura. Qual a política? Haverá garantias de preços mínimos? Seguro adequado? A pressão de moinhos e a importação de trigo argentino (na verdade americano com passagem pelo vizinho) serão suportadas? Tanto a FAEP como a Farsul tem propostas claras e objetivas para o trigo. Até agora Brasília se finge de surda e quando fala, prejudica.

Tags:

Fonte: Faep

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto