Atraso no plantio do arroz pode impactar na produção do Rio Grande do Sul

Publicado em 25/11/2013 16:03

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar), o plantio do arroz atingiu 83% do total previsto para a safra 2013/2014 na quinta-feira (21/11).

Em relação à safra passada, há um atraso de 15 pontos percentuais (p.p.), o que pode prejudicar a produção das lavouras que forem semeadas mais tardiamente, como ocorreu no ano passado.

Parte das lavouras só pôde ser plantada após a época recomendada, na janela de plantio.

A continuidade destas chuvas acabou atrapalhando também a aplicação de agroquímicos, que acabaram tendo que ser reaplicados em alguns casos e consequentemente aumentando os custos para o produtor. Isto já tem ocorrido em lavouras que já tiveram o plantio finalizado este ano.

Felizmente o impacto do atraso na safra 2012/2013 foi pequeno, e a produtividade foi 0,8% superior em relação à safra 2011/2012, que foi mais prejudicada pela seca. Mas 2,3% menor que a safra 2011/2012.

Este ano, no geral, salvo algumas exceções, o atraso no plantio está maior. Ainda é cedo para predições do impacto na produção 2013/2014, até porque ainda há muito tempo para que o clima melhore e colabore com o desenvolvimento da cultura daqui para frente.

Por isto, devemos seguir acompanhando o andamento do plantio e as fases seguintes das lavouras de arroz no estado.

Tags:

Fonte: Lance Agronegócios

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.