Trigo RS: Apesar de problemas climáticos, desenvolvimento das lavouras é favorável em todo o estado

Publicado em 29/08/2014 10:16

O último período foi muito favorável ao desenvolvimento da cultura, embora em algumas regiões as temperaturas durante o dia fossem consideradas elevadas para uma boa evolução das lavouras. Em boa parte do Estado os termômetros registraram temperaturas acima dos 30°C em vários momentos. Entretanto, de maneira geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento em todas as regiões produtoras, recuperando-se de maneira bastante satisfatória das fortes chuvas ocorridas no período de implantação e apresentando, até o momento, bom vigor no perfilhamento e potencial produtivo dentro do esperado.

Com as condições meteorológicas favoráveis às lavouras, estas aceleraram o processo de floração, alcançando 12% do total implantado nessa situação, sendo que 1% já atingiu a fase de formação (enchimento) de grãos. No momento, a atenção dos agricultores segue sendo o monitorando de doenças, principalmente ferrugens e manchas foliares, além de dar continuidade às adubações de cobertura, principalmente em áreas semeadas no final do período recomendado pelo zoneamento agroclimático. 

Em relação à comercialização, o mercado continua lento e com problemas de liquidez, motivado, basicamente, pelos altos estoques existentes nos moinhos. Como consequência, a procura pelo grão é baixa, pressionando negativamente os preços. Na semana, a saca de 60 kg ficou cotada a um preço médio de R$ 27,38 pagos ao produtor. 

Leia o boletim na íntegra no site da Emater/RS

 

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul
Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados
É hora do Brasil importar arroz? Medida gera divergências entre governo e especialistas do setor
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul