Argentina autorizará exportação de 400 mil t de trigo da safra 13/14, dizem fontes

Publicado em 23/10/2014 08:12 e atualizado em 23/10/2014 10:20

(Por Maximiliano Rizzi)

A Argentina vai autorizar esta semana a exportação de 400 mil toneladas de trigo da safra 2013/14, disseram à Reuters fontes do setor nesta quarta-feira.

A cota é adicional a 1,5 milhão de toneladas da safra encerrada para as quais o governo já autorizou a exportação.

Uma das fontes, familiarizada com a situação, disse que na semana que vem as autoridades também deverão aprovar permissão para embarque ao exterior de 2 milhões de toneladas de trigo da safra 2014/15, cuja colheita está começando no norte do país.

"Nesta semana autorizarão uma parte da safra velha e na semana que vem parte da safra nova. Cerca de 400 mil toneladas da velha e, na semana que vem, cerca de 2 milhões da nova safra", disse a fonte à Reuters, sob condição de anonimato.

A Argentina é, tradicionalmente, o principal fornecedor de trigo para o Brasil, sob o tratado de livre comércio do Mercosul. No entanto, o Brasil teve os Estados Unidos como seu principal fornecedor para sua indústria de farinha em 2013 e também neste ano até setembro, devido à dificuldade de acesso ao trigo argentino.

O governo argentino mantém sob controle as exportações de trigo e de milho para garantir o abastecimento doméstico e também para tentar controlar a inflação dos alimentos.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto