Argentina autoriza exportação de 1 mi de toneladas de trigo da safra 2014/15

Publicado em 12/12/2014 07:47

(Reportagem de Nicolás Misculin)

A Argentina autorizou a exportação de 1 milhão de toneladas de trigo da safra 2014/15, informou na quinta-feira o Ministério da Economia, após reclamações de grupos agrários que avaliam que o mercado doméstico está suficientemente abastecido.

A Argentina é um dos maiores exportadores mundiais do cereal e o Brasil é o principal destino de seu produto, mas o fluxo entre os dois países foi afetado nos últimos anos pelas fracas colheitas na Argentina e pelas restrições comerciais impostas por seu governo.

"Este novo montante autorizado hoje soma-se ao milhão e meio de toneladas autorizadas no mês de novembro. O remanescente exportável será liberado à medida que forem verificados os dados da colheita", disse o ministério em comunicado.

As autoridades argentinas mantêm fechadas as exportações e só as autorizam em cotas, conforme verificam a capacidade da produção de abastecer a necessidade do mercado interno de 6,5 milhões de toneladas.

O Ministério da Agricultura da Argentina estima uma safra de 12 milhões de toneladas de trigo na safra de 2014/15, cuja colheita está avançada.

 

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão