Egito espera receber todo trigo russo comprado para janeiro, diz ministro

Publicado em 29/12/2014 14:32

(Por Maggie Fick)

O Egito espera receber todo o trigo que comprou da Rússia com entrega em janeiro depois de garantias de Moscou de que as medidas todas para resfriar os preços domésticos não afetarão a oferta destinada ao maior comprador mundial de trigo, disse o ministro de Suprimentos, Khaled Hanafi.

A Rússia, quarto principal exportador global de trigo, introduziu este mês controles informais para as exportações de grãos. A medida despertou preocupações de que a Rússia poderia não conseguir fornecer o trigo comprado pela estatal egípcia Gasc.

No entanto, Hanafi disse que o Egito vai manter a Rússia como uma origem de seus leilões de importações, já que o país está isento das limitações russas.

"Não há nenhum problema até agora e nós não recebemos nada oficial da Rússia que contrarie isso, por isso, no momento, tudo está normal", disse Hanafi à Reuters.

O Egito importa mais de 10 milhões de toneladas de trigo anualmente, com as compras internacionais divididas entre setor público e privado. Os grandes leilões de compra promovidos pelo governo podem mexer com os preços globais do cereal.

No início de dezembro, a estatal Gasc comprou 60 mil toneladas de trigo russo para entrega entre 21 e 31 de janeiro e 120 mil toneladas para entrega entre 11 e 20 de janeiro.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.