Preço de venda da saca de arroz preocupa produtores do RS

Publicado em 30/03/2015 07:34

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul está adiantada. A previsão é de uma safra melhor em relação ao ano passado. Segundo a CONAB, a safra nacional do grão deve chegar a 12,15 milhões de toneladas. Houve um pequeno crescimento de 0,2%.

As colheitadeiras avançam pelas lavouras de arroz do Rio Grande do Sul. Nesta safra, agricultores cultivaram 1,13 milhão de hectares com o cereal, distribuídos em 83 municípios.

Em Uruguaiana, cidade que faz fronteira com a Argentina, o produtor Décio Detone cultivou uma área de 800 hectares com o cereal. Até agora, 70% dos grãos já foram colhidos na propriedade. “A colheita esta transcorrendo em ritmo normal, inclusive mais rápido que a gente mesmo poderia imaginar”, diz Detone.

Os agricultores aproveitam os dias de sol para acelerar os trabalhos. O medo é de que as chuvas retornem e prejudiquem a produção, como em janeiro deste ano. “Sempre existe o risco de uma chuva com vento forte de granizo. Então, o quanto antes o produtor conseguir retirar o arroz da lavoura, melhor”, diz o agrônomo da Emater João Carlos Batassini.

Leia o conteúdo na integra no site Olhar Direto.

Tags:

Fonte: Olhar Direto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.