Rússia diz que ainda não há decisão sobre taxa de trigo e suspensão de embargos

Publicado em 15/04/2015 14:10

(Reportagem de Polina Devitt)

MOSCOU (Reuters) - O ministro da Agricultura russo, Nikolai Fyodorov, disse nesta quarta-feira o ministério ainda tem que decidir se um imposto de exportação de trigo deve ser prorrogado para a próxima temporada de comercialização de 2015/16 e sobre suspender ou não a proibição a alguns produtos alimentares ocidentais.

A decisão sobre a taxa de exportação de trigo pode sair em junho, quando as perspectivas para a safra de grãos da Rússia em 2015 ficarem mais claras, disse ele a repórteres. O imposto está estabelecido até 30 de junho.

A Rússia proibiu a maioria das importações de alimentos ocidentais, no valor de cerca de 9 bilhões dólares, no ano passado, em retaliação às sanções do Ocidente sobre o papel da Rússia na crise da Ucrânia.

Questionado sobre se a Rússia planejava estender a proibição, que vai até o início de agosto, Fyodorov disse: "Se os nossos parceiros ocidentais facilitarem o seu regime de sanções contra a Rússia... então nós (o governo) teremos material para rever e ajustar a lista de sanções dos países e produtos".

"Portanto, esperamos um sinal dos nossos parceiros ocidentais."

Os embargos russos a produtos dos EUA e União Europeia, como carnes, por exemplo, acabaram beneficiando o Brasil. Uma suspensão das proibições poderia ter algum impacto nos negócios dos exportadores brasileiros.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto