Secretaria de Política Agrícola altera data de zoneamento agrícola para o plantio do trigo em São Paulo

Publicado em 17/04/2015 11:06

No dia 13 de abril foi publicada no Diário Oficial da União a retificação das portarias nº 245 e 251 que altera o período de zoneamento agrícola para o plantio de trigo no Estado de São Paulo. A publicação é da Secretaria de Política Agrícola, departamento vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
Alteração da data do zoneamento agrícola paulista é uma reivindicação constante das cooperativas e produtores e, através da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo foi possível unir forças com a cadeia produtiva na busca da correção da janela de plantio, que é de suma importância.
 
A região de Capão Bonito foi enquadrada no grupo 5 a 15 que determina o plantio entre 11 de fevereiro à 31 de maio. A classificação anterior determinava a semeadura entre 11 de fevereiro à 20 de maio, ou seja, a mudança foi de apenas 10 dias.  Segundo os produtores e as cooperativas da região, o ideal seria o plantio ser entre 20 de março à 30 de junho devido às condições climáticas serem mais favoráveis. Além disso, a mudança na data do zoneamento garantiria aos produtores a cobertura do seguro agrícola que segue o calendário da Embrapa e, portanto, não ressarce possíveis prejuízos causados fora da data oficial.
 
“O aumento de 10 dias ajuda pouco. Não precisamos plantar em fevereiro, o ideal seria plantar entre 20 de março à 30 de junho”, defende Luiz Carlos Mariotto, gerente da Cooperativa Agrícola Capão Bonito.
 
No dia 09/02 o Presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo, Sr. Christian Saigh, o Presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Sr. Nelson Montagna e os representantes das empresas Bunge, Sr. Claudemir Toschi e Correcta, Sr. Mauricio Ghiraldelli, reuniram-se com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Sr. Arnaldo Jardim, para tratar dos principais entraves do setor e buscar soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva. Dentre os assuntos tratados destacou-se a alteração do período de zoneamento agrícola. Acesse a matéria na integra do que foi discutido na reunião – https://migre.me/pv8wV.

Tags:

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto