Paraná mantém estimativa de safra de trigo 2015 em recorde de 4 mi t

Publicado em 24/04/2015 16:27

SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Paraná, maior produtor de trigo do Brasil, manteve nesta sexta-feira sua previsão de produção de 4 milhões de toneladas do cereal, o que seria um recorde, superando o total registrado em 2014.

Pela previsão, o Paraná poderia colher quase 300 mil toneladas a mais que no ano passado, apesar de um atraso no plantio, que pode ser recuperado nas próximas semanas, com chuvas registradas recentemente, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral).

O Estado havia plantado, até o início desta semana, 5 por cento da área prevista, o que revela um atraso nos trabalhos ante os 13 por cento na mesma época de 2014.

Apesar de um ligeiro aumento na área plantada no boletim mensal divulgado nesta sexta-feira, para 1,36 milhão de hectares, o engenheiro agrônomo do Deral Carlos Hugo Godinho, especialista em trigo do departamento, avalia que ainda há bastante indecisão por parte dos produtores, devido a preços pouco estimulantes.

A área plantada deverá recuar 2 por cento ante a temporada passada.

Já o milho segunda safra, que concorre com o trigo em área, teve a semeadura concluída, e as condições das lavouras são boas, assim como para o trigo.

Com uma área estável ante a temporada passada, a produção de milho na segunda safra dever somar pouco mais de 10 milhões de toneladas, recuo de 3 por cento ante a temporada passada, segundo o Deral.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto