Oferta mundial de grãos atingirá recorde em 2015/16, diz IGC

Publicado em 27/08/2015 15:11

LONDRES (Reuters) - A oferta global de grãos atingirá máximas históricas na temporada 2015/16, disse o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, o que pode pressionar os preços das commodities agrícolas globais ainda mais.

O IGC aumentou suas estimativas para as colheitas de trigo na Rússia, Ucrânia e União Europeia e também revisou para cima sua previsão para a produção de milho nos Estados Unidos.

A melhora da previsão global para as safras ajudou a colocar os contratos futuros de referência do trigo em Chicago em mínimas de três meses nesta quinta-feira.

Essa situação deve colocar mais pressão nos preços dos alimentos, que caíram para mínimas de seis anos em julho.

A produção global de grãos em 2015/16 foi estimada em um total de 1,988 bilhão de toneladas, uma alta de 18 milhões de tonelada ante a estimativa prévia do IGC, mas ainda abaixo do recorde da temporada anterior de 2,015 bilhões de toneladas.

"Com uma grande transição da temporada passada, a oferta total (produção e estoques) está projetada para aumentar em cerca de 10 milhões de toneladas para uma nova máxima de todos os tempos", disse o IGC.

(Reportagem de Nigel Hunt)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas