RS: Feijão com bom rendimento

Publicado em 07/06/2016 13:30
Safra atual é a menor em extensão plantada no Rio Grande do Sul desde o início da série histórica, com 61,7 mil hectares

No ciclo em que o feijão ocupou a menor área plantada no Rio Grande do Sul, a redução na colheita só não foi maior porque a produtividade foi uma das melhores da história. A safra de verão apresentou resultado médio de 1.560 quilos por hectare. Já a safrinha, 90% colhida, teve rendimento um pouco mais baixo, o que é comum - deverá ficar em 1.300 quilos por hectare. A causa principal foi a chuva em excesso durante a germinação da planta, entre fevereiro e março.

A extensão plantada foi de 41,8 mil hectares na primeira safra e de 19,9 mil hectares no segundo ciclo, totalizando 61,7 mil hectares. É a menor área registrada pela Emater-RS, desde o início da série histórica, em 1970.

— A cultura vem perdendo área, mas essa redução ocorre na safra (primeiro ciclo). A safrinha tem permanecido no mesmo patamar — explica Dulphe Pinheiro Machado Neto, gerente técnico da Emater-RS.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja