Plantio do trigo gaúcho avança e atinge 35% da área

Publicado em 17/06/2016 07:21

Os produtores do trigo no Rio Grande do Sul aproveitaram as condições climáticas favoráveis para acelerar o plantio do cereal. O avanço nesta semana foi de 11 pontos percentuais e os trabalhos atingiram 35% da área estimada inicialmente em 766,8 mil hectares para esta safra pela Emater/RS-Ascar, órgão de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.

No informativo conjuntural divulgado nesta quinta-feira, os técnicos da Emater/RS observam que o plantio atingiu percentuais expressivos em regiões importantes, como Santa Rosa (71%) e Ijuí (65%). ”Com a previsão de tempo seco para os próximos dias a tendência é de se intensificar o plantio, podendo ser concluído brevemente nessas regiões”, dizem eles.

Segundo os técnicos, a disponibilidade de sementes no comércio continua escassa e também persistem problemas de baixa germinação, tanto de sementes próprias como das compradas. O problema é mais acentuado no caso das sementes próprias.

Em relação ao clima, eles comentam que o frio e os dias ensolarados contribuem para o desenvolvimento das lavouras, que em muitos casos apresentam bom perfilhamento. As fortes geadas registradas recentemente causaram a queima de plantas invasoras e de culturas remanescentes.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja