Na folha: Lavoura de trigo entra na fase crítica no Paraná

Publicado em 05/07/2016 07:14
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

As lavouras de trigo entram agora na fase mais crítica. Por ora, apesar das geadas, o clima ajudou o desenvolvimento das plantas.

O Paraná, principal produtor do país, deverá destinar 1,13 milhão de hectares para o cultivo do cereal neste ano. Nesta semana, a área semeada chega a 95% do total, com produção prevista de 3,4 milhões de toneladas, segundo Hugo Godinho, do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná.

O bom desenvolvimento da cultura do trigo se torna importante no Paraná porque o Brasil é dependente externo desse produto. Neste ano, as importações deverão somar 5,4 milhões de toneladas, segundo a Conab.

Quanto maior a produtividade no Estado, menor o volume a ser importado. Queda de produção e dólar elevado fariam do trigo mais um produto a pressionar a inflação.

Os produtores paranaenses, por causa da concorrência do milho, vão reduzir de 10% a 15% a área de trigo.

Mas a boa evolução do preço do cereal, que está em R$ 45,40 por saca, e a forte redução dos preços do milho nas últimas semanas –está R$ 35,60 por saca no Estado– inibiu a queda da área nesta reta final de plantio. A produtividade maior poderá compensar, em parte, a queda de área, segundo Godinho.

Os efeitos do espaço menor dedicado ao trigo apontam para um giro financeiro também menor, o que vai afetar toda a cadeia do setor, desde a área de transporte até a de comercialização.

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, do norte do Paraná, por exemplo, reduziu a expectativa de recolhimento de trigo em 10%, em relação à projeção inicial.

O clima adverso será responsável também por recolhimento menor de soja – perda de 20% em relação à previsão inicial– e de milho, cuja queda será de 35%, segundo José Cícero Aderaldo, vice­presidente da cooperativa. 

Leia a a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país